Pular para o conteúdo principal

Agetran e as gestões mão de tesoura

Corte de gastos, palavras muito comuns neste tempo de crise e também quando o assunto é transporte na Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran). Com argumento de não deixar o valor da tarifa disparar, diversas linhas de ônibus foram canceladas ou tiveram redução na quantidade de ônibus ou nos horários de operação.

Os cortes começaram principalmente em 2015, ainda na gestão Gilmar Olarte, quando a Agetran estava sob tutela de Elizabeth Félix e um ex-diretor da Assetur, Janine Bruno.  A volta de Bernal para prefeitura e a nomeação do arquiteto Elídio Pinheiro, um dos idealizadores do SIT (Sistema Integrado de Transporte) nos encheu de esperança, mas infelizmente, quase um ano depois, a politica adotada continua a mesma, com cortes de linhas, operação ruim e irregularidades nos serviços prestados.

Diretor da Agetran, Elídio Pinheiro

A seguir uma lista de alguns cortes que foram realizados de 2015 para cá:

  • 052 (T. Júlio de Castilho/ Expresso): A linha perdeu 1 carro no período da manhã e um no período da tarde.
  • 065 (T. Moreninhas/ Praça Ary Coelho): A linha foi cancelada, alguns de seus carros foram para linha 062 (T. Moreninhas/ Expresso) mas outros ficaram ociosos mesmo.
  • 062 (T. Moreninhas/ Expresso): Após receber 2 carros da 065, estes também foram cortados.
  • 080 (T. Aero Rancho/ T. General Osório) e 081 (T. Nova Bahia/ T. Bandeirantes): Perderam um carro aos domingos. A linha 081 deixou de operar com articulados com a criação da nova 083 (T. Aero Rancho/ T. Nova Bahia/ Expresso).
  • 085 (T. Júlio de Castilho/ T. Morenão): Depois dos cortes de veículos articulados, que foi tema de uma matéria do nosso blog, a linha perdeu reforços a tarde e também um de seus carros fixos, operando agora com 8 carros fora do horário de pico.
  • 087 (T. Guaicurus/ T. General Osório): perdeu seu reforço vespertino.
  • 106 (Universitária II/ Cohab/ T Guaicurus): A linha deixou de operar aos domingos e parte do seu trajeto incorporada a 117 (Ramez Tebet/ Cohab/ T. Guaicurus).
  • 215 (Shop. Bosque dos Ipês/ T. Nova Bahia): A linha foi unificada com 234 (Polo Empresarial Norte/ T. Nova Bahia) em alguns horário, passando a operar com intervalos muito mais longo neste período e economizando o veículo da linha 234.
  • 290 (Shop. Bosque dos Ipês/ Mata do Jacinto/ Praça Ary Coelho/ Executivo): Deixou de operar aos sábados.
  • 291 (Shop. Bosque dos Ipês/ Nova Bahia/ Praça Ary Coelho/ Executivo): Redução no número de veículos. A linha chegou a ter 3 carros fixos dia de semana e hoje opera com 1 só mais reforço.
  • 314 (Albert Sabin/ Centro): Linha teve os horário de operação reduzido, deixando de ser uma linha que opera integralmente de domingo a domingo para rodar somente nos horários de pico comercial.
  • 403 (Santa Carmélia/ Centro): Perdeu um veículo no período noturno.
  • 405 (Santo Amaro): Perdeu 1 veículo aos domingos.
  • 390 (Coophavila 2/ Shopping CG/ Executivo):  Um dos dois carros fixos passaram a operar somente no horário de pico.
  • 575 (T. Guaicurus/ BR 262): Perdeu um veículo no período da tarde.
  • 592 (Rouxinóis/ Shopping CG/ Executivo) e 593 (Universitária 2/ Shopping CG/ Executivo): Tiveram horários de operação reduzidos.

Alguns destes cortes podem até ter sidos acompanhados de uma contrapartida, ou seja, da reutilização do veículo em outra linha, mas a imensa maioria deles serviu simplesmente para deixar os veículos ociosos. Importante ressaltar que estes não foram os únicos cortes realizados no período, são somente alguns que nossa equipe conseguiu apurar, já que eles são feitos silenciosamente, uma política obscura adotada tanto pela Agetran como pela Assetur de não divulgar suas alterações operacionais.

Mais recentemente foi criado a linhas 083 (T. Aero Rancho/ T. Nova Bahia/ Expresso) a partir da unificação de duas antigas, a 083 (T Aero Rancho/ Expresso) e 084 (T. Nova Bahia/ Praça Ary Coelho), que levou uma redução de 2 carros em operação no horário de pico, além de retirar os articulados da linha 081 que rodavam o dia inteiro para rodar somente no horário de pico. A partir dessa semana entrará em operação mais duas linhas expressas, a 077 (T. Bandeirantes/ Shopping CG/ Expresso) e 078 (T. General Osório/ T. Morenão/ Expresso) que ocuparão os veículos de reforços da linha 070 (T. Bandeirantes/ T. General Osório), sendo que de manhã haverá 4 ônibus a menos nas ruas e a tarde 1 a mais. Ou seja, mesmo mudanças positivas, cuja experiência deve realmente ser testada, no caso as linhas mais rápidas, acaba escondendo cortes e mais economia para as empresas de ônibus.

Veículo articulado na linha 081, que agora não circula mais com articulado.

É importante dizer que a redução no número de ônibus nas ruas e consequente redução nos custos operacionais é uma tendência mundial, mas para ser implementada deve ser acompanhada de melhorias na infraestrutura, com ônibus maiores (articulados), corredores de ônibus, terminais e ponto de integração, tudo que não está sendo feito em Campo Grande. No caso das linhas expressas, por exemplo, por serem mais rápidas, podem realizar mais viagens e carregar mais pessoas em menos tempo, o que permite redução no número de ônibus, mas devido a ausência de corredores de ônibus, acabam tendo sua eficiência reduzida, por pararem o tempo todo nos semáforos e disputarem lugar com carros. Ou seja, no caso de Campo Grande, estes cortes só prejudicam os usuários, que sofrem cada vez mais, seja com longos tempos de espera no ponto ou com lotações cada vez maiores.

Por fim, estes inúmeros veículos ociosos poderiam ser aproveitados em novas linhas, que permitissem novas opções de deslocamento e distribuísse melhor a demanda pela cidade, como a nossa antiga exigência de uma linha que ligue o Terminal Guaicurus ao Bandeirantes passando pela Rua da Divisão, ou um dos pedidos que mais recebemos, uma linha que ligue o Terminal Júlio de Castilho ao Aero Rancho passando pela Av. Lúdio Coelho. Mas para o Agetran e o Consórcio é melhor que os ônibus fiquem tomando sol na garagem.


Comentários

  1. A muito tem eu falei em uma linha saindo do Gal Ozório descendo pela avenida Rachid Neder, 14 de julho/13 de Maio, Fernando Correia, Ernesto Geisel até a Manoel da Costa Lima chegando ao Bandeirantes, na volta o mesmo trajeto, beneficiando usuários do Shopping Norte Sul e desafogando a linha 087.
    Repasse a diamante pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/7/16 13:13

    vcs poderiam acrescentar uma linha a mais, um trajeto bandeirantes ucdc pegando a tamandare no inicio a ucdb

    ResponderExcluir
  3. Vamos colocar vans como lotação na cidade e quebrar este monopólio, é simples.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Acadêmicos da UEMS ganham ligação com terminal Julio de Castilho

A partir de hoje (13/03/2017), a UEMS (Universidade Estadual do estado de Mato Grosso do Sul), localizada na entrada do bairro José Abrão ganha uma ligação com o terminal Júlio de Castilho. Ela vem através da mais nova linha 430 - UEMS/Julio de Castilho, que, em um primeiro momento, irá circular apenas nos horários de entrada e saída dos acadêmicos. Veículo na nova linha. Confira abaixo o itinerário e os horários da linha:

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.

Análise dos dados da pesquisa Origem / Destino de Campo Grande - MS Parte 2

Na segunda parte das análises dos dados da pesquisa Origem / Destino encomendada pelo Consórcio Guaicurus, focaremos na origem destino propriamente dita, ou seja, de onde para onde as pessoas se movem na cidade. Essas informações seriam muito úteis para o replanejamento das linhas de ônibus da cidade, mas como dito nas análises anteriores, o relatório traz números com pouquíssimas análises em cima deles. Nesse texto tentamos simplificar ou pelo menos trabalhar esses números de forma diferente para obter mais informações.  Foto na formatação original de uma das tabelas presente na pesquisa e apresentada nessa análise. A  cidade foi dividida em nove regiões, numerada na pesquisa da seguinte forma: