O mês de outubro trouxe uma grande mudança na operação de
duas das principais linhas de transporte coletivo de Campo Grande. Doze
veículos articulados, com idade entre 14 e 11 anos foram aposentados, para
substituí-los vieram 24 novos veículos convencionais, na suposta troca 2 por 1
que o Consórcio Guaicurus já havia sinalizado na imprensa que faria. Com a
redução da frota de articulados da cidade as linhas afetadas foram 085 (T.
Júlio de Castilho/ T. Morenão) e a linha 070 (T. Bandeirantes/ T. General Osório)
que perderam todos seus veículos articulados e receberam uma nova ordem de serviço
(tabela que indica número de veículos e horários que estes devem cumprir em uma
linha).
Articulado que, até o mês de outubro, circulava pela linha 085
Para entender melhor a mudança, fiz uns cálculos levando em
conta a capacidade de passageiro de veículos articulados e convencionais. Esta
capacidade varia muito de veículo para veículo, sofre variação conforme
quantidade de bancos e comprimento do veículo (temos articulados de 18 a 21
metros) . Para veículos convencionais foi considerada uma capacidade de 85
passageiros, maior do que a capacidade indicada para os novos carros que
chegaram em 2013 e 2014, mas menor do que de alguns carros antigos que possuem
menos bancos. Já para os articulados foi considerada a capacidade de 140 passageiros,
considerando um articulado de 18 metros, os mais antigos. A capacidade dos
articulados considerada é abaixo do que realmente ocorre em Campo Grande, pois
os articulados mais antigos e menores possuem poucos bancos, o que acarreta em
capacidade maior, já os articulados mais novos, modelo BRT, são mais compridos
e também possuem capacidade maior.
085 T. Júlio de Castilho / T. Morenão
|
|||||||
Antes
|
Depois
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||||||
Horário
|
Articulados
|
Convencional
|
Total
|
Articulados
|
Convencional
|
Total
|
Variação
|
06:30 a 08:30
|
7
|
0
|
980
|
0
|
12
|
1020
|
4%
|
08:30 a 15:00
|
7
|
0
|
980
|
0
|
9
|
765
|
-22%
|
15:00 a 19:00
|
7
|
0
|
980
|
0
|
12
|
1020
|
4%
|
19:00 a 23:30
|
0
|
6
|
510
|
0
|
6
|
510
|
0%
|
070 T. Bandeirantes/ T. General Osório
|
|||||||
Antes
|
Depois
|
||||||
Horário
|
Articulados
|
Convencional
|
Total
|
Articulados
|
Convencional
|
Total
|
Variação
|
06:30 a 08:30
|
5
|
12
|
1720
|
0
|
23
|
1955
|
14%
|
08:30 a 16:00
|
5
|
4
|
1040
|
0
|
12
|
1020
|
-2%
|
15:00 a 19:30
|
5
|
12
|
1720
|
0
|
18
|
1530
|
-11%
|
19:00 a 23:30*
|
0
|
6
|
510
|
0
|
6
|
510
|
0%
|
* No período noturno foi desconsiderado os reforços que
atendem a UNIDERP ou o shopping, pois os veículos usados nestes reforços variam
muito conforme época do ano.
Na linha 085 nota-se um aumento muito pequeno (4%) da oferta
de lugares em horário de pico, quase insignificante considerando a variação da
capacidade de diferentes veículos. Já no horário chamado de entre-pico, que
dura maior parte do dia, houve uma drástica redução na oferta de lugares, uma
queda de 22%.
Já na linha 070 houve um aumento significativo da oferta de lugares no pico da manhã, 14%, e uma alteração quase insignificante no entre-pico, redução de 2%. O grande problema ficou no pico da tarde com uma significativa queda de 11%. No período noturno foram desconsiderado os reforços, pois os veículos escalados variam conforme a época do ano e entram para atender uma demanda específica (UNIDERP e Shopping CG).
Com os números fica mais evidente que a retirada de articulados prejudicou muito mais os usuários de ônibus de Campo Grande do que trouxe benefícios. Durante maior parte do dia os usuários da linha 085 conviverão com ônibus muito mais lotado que antes sem haver melhora significativa no horário de pico. Lembrando que os veículos convencionais se tornam mais desconfortáveis por lotarem com muito mais facilidade que um articulado.
Produzido por Eric Moises.
Essa empresa só faz merda mesmo! Ao invés de cobrar mais caro pelo passe e investir esse MAIS CARO em conforto e comodidade aos usuários, vai e tira os articulados, pra deixar todo mundo se espremendo dentro das latas fedidas de sardinha que são os convencionais. FEDIDAS SIM! Por que não foram uma ou duas vezes que eu entrei em um deles, independente da linha, e senti cheiro de urina, vômito e até mesmo fezes DENTRO DO ÔNIBUS, como se o mesmo fosse um daqueles banheiros de posto de gasolina que ficam na beira de rodovias, sabe? Como se nunca houvessem sido lavados na tão falada LAVAGEM DA MADRUGADA, que dia ou outro vejo anunciando vagas pelos jornais. Então, como é que uma empresa desse porte quer respeito se não respeita ao menos os usuários de seus serviços, cobrando taxas exorbitantes e oferecendo serviços que beiram a linha do improviso, do "entra aí e se espreme que já vai fechar", do "ou eu me espremo nesse monte de gente ou não chego à tempo no trabalho/escola/faculdade...". Isso é uma vergonha se levado em conta o fato de estarmos numa CAPITAL DE ESTADO, como Campo Grande. E a pior parte é que dependemos dessa porcaria de serviço que vocês oferecem, por se tratar do único consórcio que detém direito sobre a exploração do mesmo. Então, o que nos resta é esperar que essa palhaçada um dia mude.
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