Pular para o conteúdo principal

Projeto nova linha: 065 - Terminal Bandeirantes - Terminal Guaicurus




Engana-se quem acha que as manifestações de junho só tiveram como consequência a redução da tarifa em Campo Grande. Graças ao fato do assunto transporte público ter entrado na pauta dos políticos, foram realizadas audiências públicas sobre o tema, onde tivemos conquistas além do valor da tarifa. Uma delas, a criação de duas novas linhas, 063 (Terminal Moreninhas/ Terminal Aero Rancho) e 309 (Caiobá/ Terminal Aero Rancho). Ambas as linhas já eram exigências antigas da população das regiões atendidas e graças a pressão popular, elas saíram do papel. Aproveitando o momento, o usuário de transporte coletivo e estudioso do assunto, Rodrigo Santos, criou um projeto para uma nova linha interbairros, ligando os terminais Guaicurus e Bandeirantes. O projeto foi encaminhado para Lúcio Maciel, diretor de transportes da Agetran no dia 15/01/2014, e é esperado uma resposta dentro do prazo de 1 mês.


Veja a seguir o projeto na íntegra:

Proposta de Criação da Linha 065 – Terminal Bandeirantes / Terminal Guaicurus

Autor: Rodrigo Santos

1. Introdução

Tendo em vista o grande crescimento populacional da Região do Anhanduizinho (sul) de Campo Grande, foi identificada uma demanda pela criação de uma nova linha interbairros que conecte diretamente dois importantes terminais da cidade: Bandeirantes e Guaicurus.

Esta linha é uma reinvindicação antiga dos usuários do transporte coletivo do Terminal Guaicurus, que encontram muita dificuldade para ir até o Terminal Bandeirantes e consequentemente, à grande parte do lado oeste da cidade. Atualmente, os usuários que desejam fazer esta ligação, precisam pegar uma linha para ir até o Terminal Morenão e de lá, pegar a linha 070 para finalizar o trajeto. Um dos problemas neste cenário atual é a grande lotação que encontramos em todas as linhas que fazem a ligação entre Terminal Guaicurus e Terminal Morenão. Outro problema encontrado está no tempo que usuário acaba gastando passando duas vezes pelo mesmo trecho da Av. Costa Silva e esperando um veículo da linha 070.

Outro fato importante que corrobora a necessidade de criação desta linha está no recente “boom imobiliário” que vimos na região sul, principalmente nos bairros ao longo da Rua da Divisão. Como maior exemplo, temos o residencial Vilaggio Parati, com milhares de casas e que foi inaugurado recentemente.
A Rua da Divisão se tornou uma das principais vias da região, tendo também um grande número de estabelecimentos comerciais abertos recentemente. A via atualmente tem apenas opções de linhas para os terminais Morenão e Aero Rancho, não existindo opção de ligação com os terminais Bandeirantes e Guaicurus, que também se encontram relativamente próximos à via.

A linha também iria beneficiar os trabalhadores dos estabelecimentos comerciais encontrados ao longo de outras vias do trajeto como as avenidas Guaicurus, Manoel da Costa Lima, parte da avenida das Bandeiras e, principalmente, os trabalhadores da Avenida Bandeirantes que moram na região sul da cidade.



2. O Trajeto Proposto

O trajeto proposto é exibido na imagem a seguir:



Itinerário Ida: Terminal Bandeirantes, Av. Marechal Deodoro, Av. Manoel da Costa Lima, Rua Melchíades Brandão, Av. das Bandeiras, Rua Anhumas, Rua da Divisão, Av. Guaicurus, Av. Gury  Marques, Terminal Guaicurus;
Itinerário Volta: Terminal Guaicurus, Av. Gury Marques, Av. Guaicurus, Rua da Divisão, Rua Anchieta, Rua 9 de Julho, Rua Dona Carlota, Av. Manoel da Costa Lima, Av. Bandeirantes, Terminal Bandeirantes;

O trajeto proposto não é o mais curto entre os dois terminais, porém é um trajeto bastante rápido, com poucas curvas e passando quase que exclusivamente por importantes avenidas da região. Dentre os principais trajetos possíveis entre um terminal e outro, este seria o que iria beneficiar o maior número de pessoas, além de ser um dos trajetos mais rápidos.

Outro grande fator que motivou a escolha por este itinerário se deve ao fato da localização do futuro Terminal Parati, que de acordo com informações divulgadas pela prefeitura, será localizado no cruzamento da Rua da Divisão com a Av. Rachel de Queiroz. Com este itinerário proposto, a linha poderia atender ao Terminal Parati após sua inauguração, evitando assim uma alteração no seu trajeto original.

3. Proposta de Operação:

Comentários

  1. Altere o numero da linha, 077 já foi criada e implantada para desatolar os usuários da 070 no decorrer da linha até o Shopping Campo Grande, a idéia é super valida e desafoga os vermelhos do guaicurus que estão a caminho do morenão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise dos dados da pesquisa Origem / Destino de Campo Grande - MS Parte 2

Na segunda parte das análises dos dados da pesquisa Origem / Destino encomendada pelo Consórcio Guaicurus, focaremos na origem destino propriamente dita, ou seja, de onde para onde as pessoas se movem na cidade. Essas informações seriam muito úteis para o replanejamento das linhas de ônibus da cidade, mas como dito nas análises anteriores, o relatório traz números com pouquíssimas análises em cima deles. Nesse texto tentamos simplificar ou pelo menos trabalhar esses números de forma diferente para obter mais informações.  Foto na formatação original de uma das tabelas presente na pesquisa e apresentada nessa análise. A  cidade foi dividida em nove regiões, numerada na pesquisa da seguinte forma:

Consórcio Guaicurus sob nova direção

Paulo Constantino, irmão de Nenê Constantino, é o novo diretor do Consórcio Guaicurus. Assumiu a direção do consórcio há poucas semanas, ficando no lugar do até então diretor João Rezende. Depois do escândalo da retirada dos articulados da Viação Cidade Morena , o antigo diretor ficou sob extrema pressão, que fez com que ele renunciasse e pedisse transferência para trabalhar internamente, na Assetur. Paulo Constantino, irmão de Nenê Constantino, dono da maior frota de ônibus do Brasil.

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.