Engana-se quem acha que as manifestações de junho
só tiveram como consequência a redução da tarifa em Campo Grande. Graças ao
fato do assunto transporte público ter entrado na pauta dos políticos, foram
realizadas audiências públicas sobre o tema, onde tivemos conquistas além do
valor da tarifa. Uma delas, a criação de duas novas linhas, 063 (Terminal
Moreninhas/ Terminal Aero Rancho) e 309 (Caiobá/ Terminal Aero Rancho). Ambas
as linhas já eram exigências antigas da população das regiões atendidas e graças
a pressão popular, elas saíram do papel. Aproveitando o momento, o usuário de
transporte coletivo e estudioso do assunto, Rodrigo Santos, criou um projeto
para uma nova linha interbairros, ligando os terminais Guaicurus e
Bandeirantes. O projeto foi encaminhado para Lúcio Maciel, diretor de
transportes da Agetran no dia 15/01/2014, e é esperado uma resposta dentro do
prazo de 1 mês.
Veja a seguir o projeto na íntegra:
Proposta
de Criação da Linha 065 – Terminal Bandeirantes / Terminal Guaicurus
Autor:
Rodrigo Santos
1. Introdução
Tendo em
vista o grande crescimento populacional da Região do Anhanduizinho (sul) de
Campo Grande, foi identificada uma demanda pela criação de uma nova linha
interbairros que conecte diretamente dois importantes terminais da cidade:
Bandeirantes e Guaicurus.
Esta linha é
uma reinvindicação antiga dos usuários do transporte coletivo do Terminal
Guaicurus, que encontram muita dificuldade para ir até o Terminal Bandeirantes
e consequentemente, à grande parte do lado oeste da cidade. Atualmente, os
usuários que desejam fazer esta ligação, precisam pegar uma linha para ir até o
Terminal Morenão e de lá, pegar a linha 070 para finalizar o trajeto. Um dos
problemas neste cenário atual é a grande lotação que encontramos em todas as
linhas que fazem a ligação entre Terminal Guaicurus e Terminal Morenão. Outro
problema encontrado está no tempo que usuário acaba gastando passando duas
vezes pelo mesmo trecho da Av. Costa Silva e esperando um veículo da linha 070.
Outro fato
importante que corrobora a necessidade de criação desta linha está no recente
“boom imobiliário” que vimos na região sul, principalmente nos bairros ao longo
da Rua da Divisão. Como maior exemplo, temos o residencial Vilaggio Parati, com
milhares de casas e que foi inaugurado recentemente.
A Rua da Divisão
se tornou uma das principais vias da região, tendo também um grande número de
estabelecimentos comerciais abertos recentemente. A via atualmente tem apenas
opções de linhas para os terminais Morenão e Aero Rancho, não existindo opção
de ligação com os terminais Bandeirantes e Guaicurus, que também se encontram
relativamente próximos à via.
A linha
também iria beneficiar os trabalhadores dos estabelecimentos comerciais
encontrados ao longo de outras vias do trajeto como as avenidas Guaicurus,
Manoel da Costa Lima, parte da avenida das Bandeiras e, principalmente, os
trabalhadores da Avenida Bandeirantes que moram na região sul da cidade.
2. O Trajeto Proposto
O
trajeto proposto é exibido na imagem a seguir:
Itinerário Ida: Terminal Bandeirantes, Av. Marechal Deodoro,
Av. Manoel da Costa Lima, Rua Melchíades Brandão, Av. das Bandeiras, Rua
Anhumas, Rua da Divisão, Av. Guaicurus, Av. Gury Marques, Terminal Guaicurus;
Itinerário Volta: Terminal Guaicurus, Av. Gury Marques, Av.
Guaicurus, Rua da Divisão, Rua Anchieta, Rua 9 de Julho, Rua Dona Carlota, Av.
Manoel da Costa Lima, Av. Bandeirantes, Terminal Bandeirantes;
O trajeto proposto não é o mais curto entre os dois terminais, porém é um trajeto bastante rápido, com poucas curvas e passando quase que exclusivamente por importantes avenidas da região. Dentre os principais trajetos possíveis entre um terminal e outro, este seria o que iria beneficiar o maior número de pessoas, além de ser um dos trajetos mais rápidos.
Outro grande fator que motivou a escolha por este itinerário se deve ao fato da localização do futuro Terminal Parati, que de acordo com informações divulgadas pela prefeitura, será localizado no cruzamento da Rua da Divisão com a Av. Rachel de Queiroz. Com este itinerário proposto, a linha poderia atender ao Terminal Parati após sua inauguração, evitando assim uma alteração no seu trajeto original.
3. Proposta de Operação:
O trajeto proposto não é o mais curto entre os dois terminais, porém é um trajeto bastante rápido, com poucas curvas e passando quase que exclusivamente por importantes avenidas da região. Dentre os principais trajetos possíveis entre um terminal e outro, este seria o que iria beneficiar o maior número de pessoas, além de ser um dos trajetos mais rápidos.
Outro grande fator que motivou a escolha por este itinerário se deve ao fato da localização do futuro Terminal Parati, que de acordo com informações divulgadas pela prefeitura, será localizado no cruzamento da Rua da Divisão com a Av. Rachel de Queiroz. Com este itinerário proposto, a linha poderia atender ao Terminal Parati após sua inauguração, evitando assim uma alteração no seu trajeto original.
3. Proposta de Operação:
Altere o numero da linha, 077 já foi criada e implantada para desatolar os usuários da 070 no decorrer da linha até o Shopping Campo Grande, a idéia é super valida e desafoga os vermelhos do guaicurus que estão a caminho do morenão.
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