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Terminal Moreninhas, falta de planejamento e descaso

O terminal Moreninhas foi o último a ser construído em Campo Grande, a mais de 15 anos atrás - o que mostra como a cidade esta parada na parte de infraestrutura de transporte - ainda na gestão de André Puccinelli frente à prefeitura. Sua localização, praticamente no meio da grande região da Moreninha o torna nada eficiente. O objetivo de um terminal é encurtar o tempo de volta e intervalo de linhas que atendem bairros e oferecer diferentes opções de deslocamento para o centro e outros importantes pontos da cidade quando o usuário estiver no terminal, sendo que no caso do terminal Moreninhas, nada disto funciona corretamente.

Terminal Moreninhas

Pelo fato de estar localizado no meio do bairro, boa parte dos moradores da região sequer utilizam o terminal. Os moradores da parte mais populosa como Vila Cidade Morena, Moreninha I, Moreninha II e Jardim Nova Capital embarcam nos ônibus depois destes já terem saído do terminal quando se deslocam ao centro e desembarcam antes de chegar ao terminal quando voltam para suas casas, o que explica o baixo movimento que o terminal possui. Já aqueles que necessitam da única linha alimentadora integral do terminal (126 - Moreninha III e IV), que além dos bairros título da linha atende também o conjunto José Maksoud, quando voltam para casa, por exemplo, além de encarar as lotadas e caóticas linhas troncais acabam sendo obrigados a dar voltas por outras áreas do bairro e quando chegam ao terminal ainda tem que esperar mais uma vez o ônibus para ir até seu bairro, o que ao invés de encurtar o tempo de viagem, só o prolonga ainda mais. No fim do texto, vocês podem conferir um panorama das linhas dos terminais, quais suas funções e como está a operação. 

Mas e qual seria a opção para melhorar o transporte da região? 


Uma das necessidades mais urgentes da cidade é a construção de novos terminais, e no caso da Moreninha, o terminal Cafezais poderia trazer inúmeros benefícios. O terminal que ficaria localizado na Av. Gury Marques, pouco antes da entrada para Moreninha e atenderia também a região do Centro-Oeste, que hoje depende quase que exclusivamente de ônibus vindo do terminal Guaicurus. Com este novo terminal, seria possível fazer linhas alimentadoras para os bairros da Moreninha com intervalos mais curto e trajetos mais direto para as partes mais ao fim do bairro. Com um fluxo maior de pessoa, seria possível também criar mais opções de linhas troncais para diferentes regiões da cidade e também a utilização de veículos articulados, já que as linhas troncais não ficariam circulando por vias de bairro como acontece hoje na Moreninha. Mas vale lembrar que para de fato trazer benefícios, o terminal Cafezais exigiria que a prefeitura cobrasse boa operação das linhas (o que não ocorre hoje) e não economizasse na criação delas.  Caso seja construído o terminal Cafezais, o terminal Moreninha perderia de vez qualquer função e muito provavelmente seria desativado. 

Mas agora sabendo que o terminal Moreninhas foi construído sem nenhum planejamento e por conta disto pouco traz benefícios aos moradores da região e possui pouco movimento, poderia o Consórcio fazer como tem feito e deixar o terminal funcionando como terminal (realizando integração com embarque pela porta traseira e vendendo cartão e passe de ônibus) somente alguns poucos horários do dia?

Por mais que só tenha uma linha alimentadora, os usuários destas linhas não têm culpa do falta de planejamento da prefeitura. Além de serem obrigados a dar mais voltas e perder mais tempo para chegar ao serviço ou voltar para casa, ficam expostos ao descaso e a insegurança de um terminal sem fiscalização e movimento, o que se torna ainda mais perigoso no período da noite.  Outro problema é o fato de passarem a depender da integração temporal feita pelo cartão, o que prejudica aquelas que não possuem o cartão de ônibus por serem usuários eventuais de transporte e faz com que haja o risco da pessoa ter que pagar duas tarifas devido ao tempo de integração, ou mesmo perder a opção de fazer integração em outra região da cidade por já ter feito.  Portanto, mais uma vez, por questão de economia (menor gasto com funcionários), os usuários de transporte coletivo são prejudicados na qualidade do serviço prestado.

Vale lembrar que esta operação de terminal "portas abertas" já ocorre a mais de 2 anos. Começou aos poucos, em pequenas faixas de horário (à noite, aos fins de semana) e foi se expandido até passar a funcionar como terminal em pequenas faixas de horário. O assunto ganhou repercussão recentemente ao ser noticiado pelo Midiamax, depois disto a Agetran respondeu não ter autorizado esta operação de "fechar" o terminal. Porém, como dito acima, isto ocorre há anos e é algo que deveria ser banal da fiscalização da Agetran, que pelo visto, sequer desce a Avenida para saber o que ocorre no terminal mais esquecido da cidade. 

Panorama das linhas do Terminal Moreninhas:


061 (T. Moreninhas/ Shopping Campo Grande)

A principal linha do terminal possui duas tabelas que fazem trajetos diferentes dentro do bairro (cada uma passando por um lado do bairro em um dos sentidos) e indo até o centro e o Shopping CG passando por mais dois terminais, Guaicurus e Morenão. É hoje uma das mais caóticas linhas da cidade, convivendo com problema de superlotação diariamente, inclusive aos domingos. Alguns do problema que a linha possui são:
  • Itinerário muito longo: são quase 35 km para realizar uma volta completa, pois alem de atender um bairro numa região extrema da cidade, possui uma longa volta na região centro. 
  • Volta no centro: apesar de muitos usuários curtirem o fato da linha te dar várias opções de onde descer no centro, ela faz isto de maneira pouco eficiente. Quem deseja, por exemplo, ir para Av. Mato Grosso seria obrigado a dar toda volta até o Shopping para depois chegar à avenida. Já quem está no shopping e quer ir aos terminais e/ou aos bairros é obrigado a dar toda uma longa volta de acesso a Av. Mato Grosso. Além de perder tempo, isto faz com que o ônibus já chegue a um ponto crítico do trajeto, a Praça Ary Coelho, já lotado.
  • Grande número de pessoas que usam a linha e não vão para Moreninha: problema muito comum e que acaba prejudicando os moradores da Moreninha principalmente no período vespertino. A linha possui uma demanda absurda de pessoas que desejam ir para o Terminal Morenão ou Terminal Guaicurus, o que faz com que muitas vezes quem precisa ir para Moreninha sequer consiga embarcar em um ônibus de tão lotado. É importante que a linha passe por estes terminais, para oferecer aos usuários da Moreninha opção de ir para outras regiões da cidade que não o centro, porém para resolver isto, seria necessário que outra linha com trajeto semelhante, a 087 (T. Guaicurus/ T. General Osório) fosse mais bem operada, para atrair mais os usuários que não pretendem ir para Moreninha. 
  • Operação ruim: a linha possui demanda para articulados, porém só opera com veículos convencionais, e para piorar, a Viação Cidade Morena ainda escala alguns ônibus pequenos para opera-la principalmente no pico da manhã e aos domingos. O fato de circular por dentro do bairro é um fator que não ajuda na escala de veículos articulados, mas também não chega a ser um impeditivo. 



062 (T. Moreninhas/ Expresso)

Linha que opera somente no horário de pico tem como função resolver muitos dos problemas citados pela 061, pois possui um trajeto mais rápido e até pouco tempo não entrava em nenhum dos outros terminais. Uma linha para quem quer ir da Moreninha ao centro de maneira rápida. Porém nos últimos anos esta linha passou por diversos cortes de tabela, operando com menos carros e passou a ter que adentrar o Terminal Morenão no sentido bairro, pois moradores da Moreninha que usavam o Terminal Morenão não conseguiam voltar para casa devido a superlotação da 061. A operação somente em alguns horários acaba deixando a 061 caótica em outros períodos como a noite e aos fins de semana. 



063 (T. Moreninha/ T. Aero Rancho)

Linha criada recentemente, em 2013, sendo a primeira opção que o Terminal ganhou que não fosse para o centro. Passando pela região do Centro-Oeste, Los Angeles e Lageado, é uma importante ligação entre os bairros do extremo sul de Campo Grande. Permite por exemplo que moradores do Centro-Oeste tenha acesso às escolas e hospitais da Moreninha sem precisar perder tempo desviando para o Terminal Guaicurus, além de aliviar um pouco as condições deste saturado terminal. Uma das pouquíssimas coisas boas que aconteceram nos últimos 4 anos de transporte na cidade, mas que tem seus benefícios ameaçados com o terminal operando de portas abertas.



123 (Novo Século/ Santa Felicidade)

Por muitos anos foi uma das linhas integrais alimentadoras do bairro e um grande exemplo de erro de planejamento do terminal. Os moradores do Novo Século eram obrigados a dar voltas e voltas pelas Moreninhas sendo que seu bairro ficava do outro lado da Avenida. Este problema foi solucionado com as mudanças sofrida pela linha 124 (Enersul/ T. Guaicurus) que foi tema de uma matéria de nosso blog. Hoje a 123 opera somente em horário de pico, dando opção para moradores do Santa Felicidade e Novo Século acessarem toda a infra estrutura de escolas, hospitais e comércio da Moreninha, com trajeto e horário adequados. 



126 (Moreninha 3 e 4)

A única linha alimentadora integral do terminal. Possui uma volta bem curta e rápida, porém com intervalos bem ruins de aproximadamente 30 minutos. Como explicado no texto, os usuários desta linha são os mais prejudicados pela ação de Consórcio de abrir o terminal. O fato de ter intervalo longos faz com que muitas vezes seja mais vantajoso os moradores das Moreninhas 3 e 4 completarem seu trajeto a pé do que esperar um ônibus.

127 (Moreninha 3 e 4/ Novo Século)

Um dos maiores absurdos já criados pela Agetran e Consórcio Guaicurus. Basicamente uma gambiarra para se operar duas linhas (123 e 126) com um ônibus só, em que este dá uma volta em cada linha. Já teve uma operação mais extensa, funcionava todos os dias durante a noite e também aos fins de semana, mas com as mudanças da 124, esta gambiarra passou a operar por menos tempo. Hoje só opera das 21h as 22:30 nos dias de semana. Agora quem tiver o azar de precisar da 126 neste horário, está em maus lençóis, pois o intervalo de um ônibus a outro chega a superar mais de 1 hora. Tudo para não precisar deslocar um ônibus para operar a 123. 

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